Características:
Idealização da mulher e do casamento;
Finais felizes;
Nacionalismo e valorização da pátria + exaltação do herói nacional (cavaleiros medievais - Europa / indígenas guerreiros - Brasil);
Subjetividade;
Texto em prosa;
Tempo linear;
Dividido em três fases:
Indianista: Obras de caráter nacionalista, histórico e indianista, onde os nativos são idealizados, retratados como heróis da nação. O principal escritor desse período foi José de Alencar, autor de ‘Iracema’, onde é possível perceber a exaltação da mulher e a idealização do casamento, além da subjetividade, trazida ao leitor através de uma linguagem rebuscada e cheia de termos indígenas. (Acesse o texto em pdf aqui)
Mal do século: Obras traçadas geralmente em ambientes noturnos, retratando um olhar pessimista e melancólico da vida. A vida boêmia e o saudosismo eram comumente retratados. Um dos principais autores foi Casimiro de Abreu, com seu poema “Meus oito anos”, que demonstrava a saudade da infância. (Acesse o texto em pdf aqui)
Condoreira: Os escritores dessa época recebiam o nome de condoreiros, relativo à ave de condor, que representava a liberdade. As obras costumavam criticar a sociedade, abraçando temas como igualdade social e a abolição da escravatura. O principal nome foi Castro Alves, mais conhecido por seu texto “Navio negreiro”, que retratava as condições desumanas com que eram tratados os povos escravizados. (Acesse o texto em pdf aqui)
Comments